Dicas de Iluminação Decorativa

Iluminação

Um dos fatores mais importantes no momento de decorar é a iluminação. Através dela, distribuiremos a luz no ambiente de acordo com nossa necessidade e vontade, além de poder acentuar e destacar e até esconder certos pontos da composição do ambiente. Nesses momentos é necessário contar com as luminárias corretas para garantir o efeito esperado na decoração. Com vários estilos e modelos, cada luminária tem uma função específica, podendo dar imponência à sua sala de jantar ou garantir o clima de aconchego em seu quarto.

A iluminação correta pode transforma qualquer ambiente. Ela é responsável pela nossa primeira impressão e é ela também que nos traz a sensação de conforto visual. Para definir um projeto de iluminação, o primeiro passo é escolher qual será a proposta para o ambiente. Apenas com luzes diferentes, a mesma sala pode ganhar ar romântico, intimista, alegre ou aconchegante. No entanto, erros de iluminação podem ser fatais. Um local mal iluminado, que não tem suas características valorizadas, pode se tornar frio, impessoal e sem charme.

No escritório, a prioridade é privilegiar o trabalho, com uma boa iluminação próxima à região da escrivaninha, mas sem ofuscar a tela do computador, se houver, nem a vista de quem está trabalhando. E isso se aplica à luminosidade artificial, vinda das luminárias, e também à luz natural, que vem das janelas. Podem ser usadas luminárias no teto ou então luminárias de mesa, que possam ser acionadas separadamente. E a iluminação geral, principalmente se o ambiente for pequeno, pode dar conta do recado sozinha.

Mas nada impede a criação de uma ambientação mais nobre, que deixe o espaço mais convidativo, estimulando a permanência no espaço. O ideal é misturar uma iluminação mais eficiente, de luzes brancas e fortes, com pontos de luz mais suaves e amarelados, criando um certo equilíbrio. Assim o trabalho é estimulado, porém de maneira mais agradável.

Para uma ambientação mais intimista e aconchegante, o quarto não precisa necessariamente de uma iluminação geral, e sim de pontos específicos próximos às mesas de cabeceira e dos armários, preferencialmente. E se houver uma luz geral, ela pode não ser tão forte, para ser usada em conjunto com as outras luminárias, deixando assim o aspecto diferenciado.

A iluminação indireta favorece esse ar intimista, assim como as luzes focadas. Esses recursos fazem com que até mesmo a luz branca fique mais aconchegante, permitindo a livre escolha de acordo com o gosto de cada um.

Tipos de luminárias

Abajur – Um dos mais conhecidos tipos de luminárias, o abajur tem como finalidade garantir um clima mais intimista e próprio para leitura. Podem ser utilizados em diversos cômodos da casa sobre o criado-mudo ou mesa de cabeceira. Sua cúpula funciona como um difusor, deixando a iluminação mais suave e aconchegante.

Luminária de Piso – Luminária de Piso é sinônimo de personalidade na decoração. A peça é o toque especial do ambiente e muito confortável para o cantinho da leitura ou de descanso. São usadas principalmente na sala, dando um toque agradável e um estilo diferenciado no ambiente.

Pendente – As luminárias pendentes são versáteis e com maior funcionalidade se comparado ao lustre, o pendente é utilizado para garantir um foco de luz sobre mesas e aparadores. Mas essas luminárias podem ser utilizadas em outros ambientes, como, por exemplo, sobre bancadas de cozinha, proporcionando uma atmosfera agradável. A peça pode ser encontrada em diversos estilos e normalmente é pendurada por fios ou cabos elétricos.

Arandela – Próprias para pendurar na parede, as luminárias arandelas projetam uma luz difusa, proporcionando uma iluminação direta. Além disso, essas luminárias podem produzir efeitos diferentes dependendo do material em que forem produzidas. Como por exemplo, os modelos com cúpula, que deixa o espaço ainda mais acolhedor.

Plafon – Proporcionando iluminação indireta, essas luminárias são colocadas junto ao teto e podem causar luz direta ou indireta. Elas podem ser fechadas, criando assim, menos sombra e sendo mais agradável aos olhos.

Uma dica é optar por luminárias com lâmpadas de LED que oferece economia de energia. Agora que você já sabe alguns dos tipos de luminárias existentes, fica mais fácil escolher a que cabe melhor na decoração da sua casa. Inspire-se!


História: mais sobre abajures

Linha de produtos


Dúvidas? veja nossa tabela de cores


Contato

UNIDADE INDUSTRIAL

Rua Francisco Inácio de Souza Almeida, 890

Vila Daniel – Porto Ferreira/SP

Tel. (19) 3581-1160 | Fax: (19) 3585-1843

Whatsapp: (19) 99946-8539

contato@5ltrevisan.com.br

LOJA - AVENIDA DO COMÉRCIO

Av. João Martins da Silveira Sobrinho, 3207

Jd. Santa Marta - Porto Ferreira/SP

Menu

Newsletter!

Assine a nossa newsletter e obtenha ofertas exclusivas que você não vai encontrar em outro lugar!

© 5L Trevisan 2018

FW2 PROPAGANDA